terça-feira, 26 de julho de 2016

Fenícios e Minoicos

Fenícios e Minoicos

Cultura e civilização cretense. Minoica e micênica.


Creta

   Creta é uma ilha localizada mar Egeu. Destaca-se por ser o berço de duas culturas antigas: a Minoica e a Micênica, identificadas como as primeiras civilizações europeias. A cultura Minoica considerara-se ser relacionada com os Fenícios e a cultura Micênica relacionada com os gregos.

Origem da Cultura Minoica

   Há varias teorias dirigidas a identificar a origem da cultura minoica. Algumas sustentam que está relacionada com culturas indo-iranianas ou indo-europeias ou fenício-cananeias. Contudo, nenhuma é contundente. Colocaremos aqui alguns elementos históricos e antropológicos que a relacionam com a civilização Fenício-cananeia.

Minos filho de Europa
A lenda.

   Mitos e lendas indicam que a primeira civilização cretense foi fundada pelos filhos de Europa. Europa foi una princesa Fenícia, que foi raptada por Zeus, levada das costas da cidade de Tiro na Fenícia à ilha de Creta. Lá Europa concebeu três filhos de Zeus: Radamantis, Sarpedón y Minos. Quando maior, Minos se converteu no rei da ilha. Esta lenda é uma forma de descrever, de uma maneira simbólica, a chegada dos Fenícios à  ilha de Creta

Arqueologia

   O nome da Civilização Minoica foi dado pelo britânico Arthur Evans (em 1906) por considerar que o palácio de Cnosos (Knossos), ao qual descobriu pertencer ao mítico rei Minos. Realmente se desconhece o nome a que seus habitantes davam a esta cultura e a si mesmos.

   Origem Fenícia dos minoicos
De acordo com a tradição, a primeira civilização cretense deriva da fusão da população autóctone com a população chegada do Oriente Médio. Coincidindo com a origem oriental dos cretenses, os arqueólogos indicam que os primeiros assentamentos humanos em Creta se remontam a 3,200 anos a.C. com imigrações do Levante (Síria-Líbano-Palestina) e da Anatólia. Estas primeiras imigrações deram origem à uma cultura agrícola e organizações sociais muito simples. Entretanto, com imigrações posteriores de população Fenícia (2000 a.C.) , a cultura se desenvolveu de um modo muito especial.

   Diversos estudiosos (Sandford Holst, Antoine Khoury Harb) sustentam que a cultura minoica foi una expressão regional da grande cultura Fenícia. De acordo com eles, uma parcela da população das cidades de Tiro e Sidon emigraram para Creta (cerca de 2000 anos a.C.) e deram origem à cultura Minoica (período Médio e Tardio). Sugerem também que, entre os anos 1500 e 1350 a.C., muitas pessoas de Creta regressaram a Tiro y Sidon, isto devido a problemas ambientais e à invasão dos áqueos – povo indo-europeu- que estabeleceria a cultura Micénica em Creta.

Periodos de desenvolvimento da Cultura Minoica

A cultura Cretense Minoica se desenvolveu, aproximadamente, durante dos mil anos: de 3200 a 1200 a.C., ou seja, durante toda a Idade do Bronze.
O período compreendido entre 3200 a 2000 anos a.C. se conhece como Minoico Antigo. Posteriormente o período Minoico Médio de 2000 - 1600 a.C. e o Minoico Recente ou Palacial de 1600 - 1200 a.C.
A partir desta data houve em Creta uma mudança cultural, diluiu-se a cultura cretense minoica relacionada aos Fenícios e estabeleceu-se a cultura cretense micénica, relacionada aos gregos.

Formas de governo, organização politica e social 

Tanto a civilização Fenícia como a minoica compartilhavam as mesmas formas de governo y organização social.

Talassocracia 

De acordo com a tradição, os minoicos colonizaram a maior parte das ilhas do mar Egeu a partir da ilha de Creta. Eram famosos por sua frota marítima devido sua atividade comercial estar relacionada diretamente com a navegação, por isso dizem que sua cultura era uma talassocracia, ou seja, um governo orientado ao controle dos mares. Sob este aspecto compartilhavam tal característica com os Fenícios, os quais também desenvolveram uma talassocracia.

Religião

Ambas religiões tinham deuses masculino e feminino, entretanto, a deusa ocupava um lugar destacado.

Arquitetura

Igualmente compartilhavam formas arquitetônicas.
2000 - 1600 a.C. Construção de palácios e organização das cidades
1600 - 1200 a.C. Máximo apogeu. Constrói-se o maior palácio minoico. Nesse período próximo a 1350 A. C. houve uma grande destruição de palácios e cidades por possíveis erupções vulcânicas, maremotos y terremotos, por isso iniciou-se una imigração massiva rumo à Fenícia.

Alfabeto

Em 2001, foi publicado um artigo científico que propõe que as palavras do alfabeto lineal A, utilizado pelos minoicos, são una forma arcaica do idioma Fenício.

População Atual

De acordo com estudos genéticos realizados por The Genographic Project subordinado ao The National Geographic Society, atualmente mais de 50% da população da ilha de Creta é descendente dos Fenícios




Nenhum comentário:

Postar um comentário